Moonsorrow


Hoje vim aqui para escrever sobre uma banda que já estava mais do que na hora de eu falar a respeito aqui no meu blog e, que por ser de um estilo tão diferente do restante postado aqui até agora, fará um marco na história do meu blog (-q). Todo mundo que me conhece já deve ter estranhado por eu não ter falado sobre um dos meus dois estilos musicais preferidos, mas é que eu queria preparar um artigo decente, exatamente por falar sobre algo que eu amo muito, muito mesmo. Sendo assim, este é o primeiro post sobre uma banda de metal aqui e espero que gostem, pois é uma das que eu mais gosto de ouvir.

Moonsorrow é uma banda finlandêsa de viking metal que canta sobre a mitologia escandinava, com letras exclusivamente em finlandês, o que deixa o som ainda mais interessante e faz um diferencial de tantas outras bandas do estilo. Ela foi formada pelos primos Sorvali e, nos demos o som era bem diferente , soando mais para o Black Metal do que para o som que eles fazem hoje.

Um dos motivos por essa banda ser uma das mais queridas por mim é o fato de esta ser a primeiríssima dentro desses estilos viking/folk metal que eu ouvi na minha vida, ou seja, foi ela que abriu as portas para outras nesse estilo e me fez ficar apaixonada pela sonoridade pois naquela época eu era bem mais nova e foi um som totalmente novo, algo inédito, pois eu nunca havia ouvido aquele estilo medieval misturado com metal pesado.

Sendo a primeiríssima com a qual eu tive contato, ainda tive a sorte de começar muito bem, afinal de contas, a primeira música deles que eu baixei foi a encantadora Tuulen Tÿtar, quer canção mais perfeita para introduzir uma banda? Não consigo descrever o que eu senti quando comecei a ouvi-lá, mas vou tentar:

Considere que eu adorava essa coisa toda de fantasia medieval e RPG desde aquela época. Tudo que eu conhecia eram algumas músicas dessas bem lentas tocadas naquele estilo épico. Mas, eu também adorava música mais rápida, então quando eu ouvi aquela música foi como se eu encontrasse algo que estava procurando há muito tempo: Uma mistura dessas duas coisas. 

A principio, me imaginei teletransportada para dento de um bosque medieval, usando minhas vestes negras, vestido longo, a touquinha medieval que eu havia desenhado (e postarei aqui ela em breve), dançando entre elfos e goblins. Eu podia imaginar perfeitamente as árvores soprando com o vento, o moinho ao longe, os trolls na distância, etc. Em outras palavras, eu viajei.

A música, Tuulen Tÿtar, não foi o bastante e mesmo ficando viciada nela, tratei logo de baixar mais músicas para que o efeito não passasse. A segunda que ouvi foi a Aurinko Ja Kuu, canção que já começa bem pesada e tem uma melodia reamente cativante, não demorou muito para se tornar a minha preferida. Fiquei ouvindo ambas sem parar, todos os dias, e sempre imaginando aquele bosque medieval. Como eu disse antes, além de toda essa magia que o Moonsorrow me proporcionou, foram eles que me abriram portas para mais bandas neste estilo, e foi assim que conheci outra de minhas bandas preferidas até hoje – Finntroll – Sobre a qual eu escreverei em breve!

Quanto a discografia, o Moonsorrow já tem uma longa carreira. Depois de alguns Demos, o primeiro álbum de estúdio foi o Suden Uni (2000), logo depois vieram Voimasta Ja Kunniasta (2001), Kivenkantaja (2003) e Verisäkeet (2005). Confesso que é bem difícil escolher o melhor entre eles, pois cada um trás uma música melhor e bem feita do que a outra. Porém, devo admitir que o Kivenkantaja é o que mais me faz viajar, inclusive enquanto escrevo esse artigo. Esse álbum simplesmente tem um efeito fora do comum sobre mim.

Enfim, Moonsorrow é de fato, uma banda para ser ouvida e apreciada. A fim de mostrar para vocês as canções que eu mais amo, listei abaixo todas elas. Para ouvir é só clicar nos nomes, recomendo que façam isso ou percam a chance de conhecer um som que pode mudar sua vida. Espero que gostem assim como eu, isso é metal do bom:


Kommentarer

Populära inlägg i den här bloggen

“There is always a lighthouse, there’s always a man, there’s always a city” — 10 anos de BioShock Infinite

Gothic room decor – cheap ways of getting your own bat cave

Giants: Citizen Kabuto