Parque Tingui, o meu lugar preferido na cidade (depois da minha casa)

Que Curitiba é cheia de parques lindos todo mundo já sabe, mas você conhece o Parque Tingui? Localizado no bairro Pilarzinho, o local abriga o famoso e belo Memorial Ucraniano, construído em 1995 em homenagem aos imigrantes ucranianos que se estabeleceram na cidade a partir de 1891.


O memorial em si consiste em construções de madeira feitas no estilo Bizantino. Dentro do memorial, você encontra lindas coleções de pêssankas, ovos coloridos decorados à mão por imigrantes e descendentes. O memorial é uma pequena fração do Parque Tingui, o qual é composto de diversas trilhas principais e secundárias, estas mais voltadas àqueles que não têm medo de se embrenhar no mato. Com uma extensão de 427.492 m2o local mais parece um cenário de contos de fadas!





Fomos até lá munidos de câmera e lentes a fim de caçar cogumelos, haja vista estarmos no outono, época conhecida como “primavera dos fungos”. Isso porque é nessa época do ano que diversas espécies emergem da terra para embelezar a paisagem com suas lindas cores! E que diversidade! Nunca havia encontrado tanta funga na minha vida! Mal dávamos dois passos e já nos deparávamos com uma espécie totalmente distinta, a maioria super chamativa.









Na minha primeira ida ao parque, tive o prazer de desfrutar da presença de uma Borboleta 88, espécie rara e em risco de extinção. Infelizmente, não consegui tirar uma foto decente capaz de capturar toda a beleza desse inseto, mas fiz um pequeno registro. Vimos diversos insetos e aracnídeos bonitos. Embora eu sofra de aracnofobia, confesso estar mudando um pouco minha visão sobre esses animais após ter encontrado aranhas tão bonitas xD No momento ainda não tenho nenhum registro delas, mas assim que puder fazer fotos macro, pretendo ir até lá para fotografá-las.

De acordo com o site oficial de Curitiba, entre as espécies que constituem a flora e a fauna do parque são:

Fauna: Pato silvestre, morcego, gambá, tatu, cisqueiro, pavó, quero-quero, frango-d’água, jaçanã, marreca ananaí, socó-dorminhoco, joão-de-barro, sabiá-laranjeira, bem-te-vi, parelheira, cobra-d’água, boipeva, jararaca, teiú, cágado-cabeça-de-cobra

Flora: Branquilho, veludo, maria-mole, cambuí-do-brejo, embira-branca, baga-de-pombo, tarumã, aroeira, congonha, corticeira-do-brejo, bromélia, cambuí-manchado, miguel-pintado, mamica-de-porca, araucária, canela, pessegueiro-bravo, bugreiro, carvalho, cafezeiro-bravo, erva-mate, imbuia, sassafrás, camboatá, pinheiro-bravo, caúna, guaçatunga, bracatinga.



Mas tem bem mais!

A única coisa de que o Parque Tingui carece (a meu ver) é de um restaurante ou bar tão bom quanto aquele que tem no Parque Tanguá, que, até eu conhecer o Tingui, era o meu parque favorito. Nunca vou esquecer do quentão maravilhoso que provei em uma de minhas visitas. Para mim, o Tingui já é nota 1000, mas se tivesse um lugar que servisse quentão, nooossssa!

Por fim, se você ama micologia, minha dica é que visite os bosques do Parque Tingui, mas saia das rotas principais e ande pelas trilhas fechadas, caso contrário, você não encontrará muita coisa. Ah! Não esqueça de levar repelente, roupas de manga comprida e uma bota ou galocha, afinal, o local é cheio de insetos, além de existirem pelo menos três espécies de cobras que habitam o local (por sorte nunca encontrei nenhuma e.e).

Como chegar?

O Parque Tingui é uma das paradas do ônibus da linha de turismo de Curitiba. Embora a passagem dele seja cara, ela está com preço promocional nas próximas semanas em virtude do aniversário de Curitiba, então aproveite!

Kommentarer

Populära inlägg i den här bloggen

“There is always a lighthouse, there’s always a man, there’s always a city” — 10 anos de BioShock Infinite

Gothic room decor – cheap ways of getting your own bat cave

Giants: Citizen Kabuto