Mushrooms

Eu tenho fascínio por fungos! Os meus preferidos são - sem sombra de dúvida - os mais belos desse reino: cogumelos! (pois só um micólogo muito tarado pra ver mais beleza numa levedura do que em um corpo de frutificação colorido e muitas vezes comestível de cogumelo). Hoje tive o prazer de encontrar várias dessas belezinhas junto de troncos de árvores. E não se enganem: quem pensa que saí pra uma caminhada em um bosque está mais "pra lá" do que quem tomou um chá de amanita muscaria: encontrei essas criaturas nas ruas do centro de Curitiba!






Os encontrei mais precisamente na rua do meu namorado - para quem esse lindo universo fúngico aparentemente havia passado despercebido. Foi só eu ver e não deu outra: eu TENHO que registrar esse momento! Justamente hoje que estava indo visitar alguns departamentos de biológicas da universidade pra me matricular em algumas disciplinas isoladas hueuhehueuhe. E no caminho: lindos cogumelos me esperando! Nessas férias andei comendo muitos cogumelos (champignon e shitake), e tentando plantar desses comestíveis. Na verdade eu queria mesmo era "colecionar" cogumelos criando uma pequena hortinha caseira, mesmo daqueles tóxicos. Esses não-comestíveis não são tão difíceis de conseguir, o que me preocupa é a Florinha: vai que ela se interessa de brincar ou comer o cogumelo? Não sei o quão interessados gatos podem ser por cogumelos, mas prefiro não arriscar. 

~Anedota pós-postagem~

Eis que eu fazendo minhas pesquisas pra saber sobre as espécies e propriedades de cada uma dessas coisinhas e descubro o nome científico do laranjadinho (Pycnoporus sanguineus). Envio um excerto de um texto informativo pro meu namorado: "Herbs that are poisonous in one context often turn out to be of medicinal value in other contexts, and that seems to be the case with poisonous Pycnoporus sanguineus. Derivatives of this fungus serve as antibiotics against many of the most important pathogens by inhibiting specific metabolic pathways. Also they are used to absorb certain heavy metals in the blood stream." Aí o dito cujo: Espera... Eles curtem heavy metal? Que ali diz que eles absorvem o que tiver no corpo. Ó os cogumelo metaleiro". Dããããr. Eu sou muito retardada. Agora já sei que vou cultivar minha horta ao som de muito heavy metal xD



Kommentarer

Populära inlägg i den här bloggen

“There is always a lighthouse, there’s always a man, there’s always a city” — 10 anos de BioShock Infinite

Gothic room decor – cheap ways of getting your own bat cave

Giants: Citizen Kabuto