Projeto decoração I – metrópole

Moldura artesanal de galhos falsos

Salve leitores deste blog decrépito! A garota que vos escreve resolveu dar as caras aqui para finalmente iniciar a série de postagens com inspirações e ideias de decoração que há muito pretendia fazer. Confesso que lá em meados de março eu ainda acreditava que o isolamento social causado pela pandemia era o que faltava para eu criar vergonha na minha cara sardenta e voltar a escrever. No fim das contas, em vez de vergonha, só ganhei mais sardas 😁

Pois bem, sem mais enrolações, vamos ao que interessa. Eu sou apaixonada por decoração de interiores, fato que me faz passar literalmente h-o-r-a-s olhando meu feed do Pinterest (siga-me!) em busca de inspirações. Uma das coisas que mais me interessam são alternativas para enfeitar a parede sem precisar furá-la! Afinal de contas, moro em apartamento alugado, então sair furando a parede não é bem uma opção. Pensando nisso, busquei maneiras simples de deixar o meu cantinho no meu estilo, sem, contudo, danificar a tintura.

Neste post vou mostrar como: i) colocar desenhos na parede com uma moldura que imita galhos de árvore!; e ii) decorar móveis com ilustrações adesivas de cogumelos! Os materiais necessários são de baixo custo e ambas as ideias são fáceis de fazer. Primeiramente, vamos falar sobre os materiais necessários. Você vai precisar de:

  • Imagem impressa em papel couché ou textura mais grossa;
  • Fita tusa cor de madeira;
  • Tesoura;
  • Agulha de bordado;
  • 50 centímetros de papel adesivo transparente;
  • Meada na cor marrom;
  • Fita crepe (ou outra de sua preferência).

Principais materiais para a moldura
Ilustrações de cogumelos e plantas

O primeiro passo para criar a sua moldura é cortar dois pedaços da fita tusa (usada para fazer cestos): uma para colocar nas bordas e outra para o trançado dos "galhos". Um detalhe importante é a largura da fita: conforme mostra a imagem, a fita que comprei é mais larga, de modo que tive que partir o comprimento em dois para deixá-la mais fina. Recomendo seguir esse passo por ser mais fácil trabalhar o trançado dos galhos. O tamanho da fita a ser utilizada depende do tamanho da moldura e do quanto você quer trançá-la :) A ideia é colocar um pedaço da fita ao redor da imagem (no formato oval) de modo que fique esticada, costurando-a nas bordas do desenho com fio de meada para o acabamento. Os outros dois pedaços divididos devem ser somados a mais 5 cm tendo em mente os trançados.

Após contorcer uma das divisões da fita, fazer o mesmo procedimento na outra metade. Quando finalizar, unir as duas metades, transpassando as duas partes de ponta à ponta. Nas extremidades, você deve dobrar os galhos que estão em uma única metade (extremidade inferior da imagem) e prender com um nó invisível de meada as partes superior e inferior das partes trançadas ao pedaço costurado na borda da imagem. Em seguida, corte as sobras.

Eis o resultado final :)

Para os adesivos personalizados, tudo que você precisará é de uma boa impressão em papel couché e o papel adesivo transparente. Primeiramente, recorte cada ilustração dos cogumelos cuidando para que as bordas do recorte fiquem suaves. Em seguida, abra apenas uma pequena parte da folha adesiva e cole a superfície frontal da ilustração para o lado colante do papel adesivo, pressione a figura contra o papel para garantir que está bem aderido e feche a superfície não colante novamente.

Na sequência, recorte o papel adesivo no mesmo formato das ilustrações e, por fim, abra cada uma delas e cole sobre a superfície do móvel. A vantagem desse tipo de adesivo é que ele não danifica os móveis, sendo facilmente removível.

Estante com adesivos de cogumelo

Eu costumo imprimir em papel de fotografia imagens de esquilos, ursinhos e raposas - meu animal preferido depois dos bichanos. O conjunto das imagens transforma a parede branca em um mural bucólico lindo de ver :) É claro que também há a opção de usar plaquinhas decorativas personalizadas, embora o custo-benefício delas não seja tão bom, afinal, elas são mais caras e possuem um adesivo dupla face que acaba com a tintura da parede. Outra opção seria colocá-las em molduras, o que melhora ainda mais o acabamento. Porém, será preciso desembolsar ainda mais pelas molduras. Sobre plaquinhas decorativas, aguardem meu próximo post! :) E aí? O que acharam da decoração?

Kommentarer

  1. Ótimas dicas, o resultado ficou ótimo!

    SvaraRadera
  2. Boa ideia usar fita tusa, fica parecendo que são galhos mesmo!

    SvaraRadera
    Svar
    1. Pra falar a verdade eu nem tenho certeza se este é o nome correto :x

      Radera

Skicka en kommentar

Populära inlägg i den här bloggen

“There is always a lighthouse, there’s always a man, there’s always a city” — 10 anos de BioShock Infinite

Gothic room decor – cheap ways of getting your own bat cave

Giants: Citizen Kabuto